Site de Freelancer – Como se Tornar um e Quais os Melhores Sites

site de freelancer

Muitas pessoas buscam alternativas para ter um trabalho mais flexível e adaptável ao seu estilo de vida. Para isso, existe site de freelancer, que oferece oportunidades para quem deseja garantir uma renda extra ou então se tornar um profissional com maior autonomia mesmo.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as empresas têm reduzido salários, jornada de trabalho ou estão fechadas por conta das medidas de distanciamento social.

Sendo assim, muitos trabalhadores iniciaram a vida de home office. Outros, precisaram buscar ocupações freelancer para complementar a renda.

Aumento do trabalho ‘freela’

O ‘novo normal’ fez com que pessoas que nunca trabalharam como freelancer começassem a aderir a essa modalidade.

Afinal de contas, mesmo que não seja de ‘carteira assinada‘ e, muitas vezes, sem o contrato formal de trabalho, é um estilo de atuação profissional atrativo.

O cronograma de trabalho é construído geralmente por demandas e de acordo com a disponibilidade do profissional. A busca por autonomia, melhores condições de trabalho e liberdade têm ganhado cada vez mais adeptos.

Pensa em começar a carreira de freela? Então acompanhe nosso post. Daremos dicas para iniciar esse seu projeto profissional e de sites que oferecem trabalhos assim. Acompanhe!

Dicas antes de procurar um site de freelancer

O importante para quem está querendo embarcar nessa jornada como meta principal da vida profissional é entender que você não terá mais a cobrança do chefe.

No entanto, é possível também se tornar um freelancer como uma forma de garantir renda extra. Muitas pessoas conciliam trabalhos formais aos ‘freelas’, obtendo aquele dinheiro a mais no fim do mês.

Em qualquer caso, ainda que sejam trabalhos geralmente para fazer no conforto de casa, devem ser encarados com seriedade, responsabilidade e cumprimento de prazos.

Esses pilares são essenciais para conquistar a confiança dos clientes, assim como fidelizá-los e manter-se ativo nesse mercado.

Para lhe ajudar nessa empreitada de se tornar um freelancer, selecionamos algumas dicas primordiais. Siga!

Dica um – Área certa

Você deve procurar um mercado que corresponda às suas especializações. Caso ainda não tenha cursado algo, procure algo no que está pensando estudar e se especializar. Há diversas formações gratuitas que podem ser conquistadas por meio da internet.

Fazendo isso, a saber, você estará construindo uma reputação no seu serviço. E como citamos acima, a busca por conhecimento é interessante para ser um diferencial no seu currículo, ainda que seja para jobs conseguidos em sites de freelancer.

freela
Crédito: Shutterstock

Dica dois – Valorize seu trabalho

Dê valor ao seu trabalho e à categoria. Não trate a oferta do seu serviço como uma disputa e venda por preços que não valem o seu esforço, apenas para ganhar uma disputa de negócios.

Você deve cobrar um preço justo, que valha o esforço e dedicação. Com isso, você valoriza seu currículo, a sua experiência e mostra aos clientes que é um profissional antenado e sério.

Dica três – Finanças e MEI

Para quem está pensando em entrar nesse ramo é ideal que tenha uma reserva financeira. O começo não é fácil, então pode ser que você demore a obter bons ganhos. Além disso, a rentabilidade quem é freelancer tende a ser variável de mês em mês.

Outro fator importante é deixar o trabalho regulamentado para emitir notas fiscais. Isso evita que você tenha problema com a receita federal e ainda obtém direitos à previdência social, auxílio doença, auxílio maternidade, entre outros.

Tornar-se um MEI – Micro Empreendedor Individual é o método mais indicado de um freelancer se formalizar. O processo é simples e intuitivo. Mas caso precise, peça ajuda de um contador, que poderá tirar dúvidas sobre os trâmites burocráticos.

Dica quatro – Organização

É extremamente importante o profissional se organizar e fazer um cronograma com horários e prazos para entregas.

Se possível, reserve um cômodo da casa ou cantinho para ser sua estação de trabalho e mantenha a organização. Isso ajuda a ter foco, que é indispensável para esse estilo de atuação.

Site de Freelancer – Quais os melhores sites?

Com esse seguimento crescendo cada vez mais, se tornou uma tendência procurar oportunidades em site de freelancer.

É uma forma muito eficiente de disponibilizar seu currículo e fazer ofertas para pessoas e empresas.

Cada site de freelancer possui um estilo de organização e de te colocar em contato com possíveis clientes. Alguns possuem plataformas próprias de pagamento, outros, somente ofertam as vagas.

Enfim, conheça quatro opções de site de freelancer e vá em busca de suas chances!

99Freelas

O 99Freelas é um site de freelancer bastante conhecido aqui no Brasil.
A plataforma consiste em apresentar projetos de empresas ou pessoas pedindo a execução do trabalho e suas especificações.

Os interessados fazem a proposta de trabalho com os valores que irá cobrar e qual o prazo necessário para entregar as tarefas.

Além disso, o freelancer irá criar um perfil profissional ou portfólio, como uma espécie de currículo, deixando os interessados no seu trabalho a par de cada um dos projetos que já participou.

Inclusive, no 99 os clientes podem dar uma nota e comentem sobre os projetos realizados pelos freelas. É uma forma de dar um up no currículo, bem como de se esforçar para ficar entre os melhores no ranking do site.

Clique aqui para saber mais sobre o 99Freelas.

site de freelancer
Crédito: Workana

Workana

A plataforma Workana é destinada para profissionais de diversas áreas. Com isso, assim como no 99Freelas, as empresas publicam o projeto e as suas especificações.

Os freelas interessados devem mandar a proposta com os devidos valores e o prazo para entrega das atividades.

Saiba que uma parte do valor negociado fica para Workana, mas é uma porcentagem que não é muito perceptível no fim das contas.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Workana.

Trampos.co

O site Trampos.co possui uma área especial com vagas para freelancer. Além disso, funciona como uma plataforma de currículos online.

O profissional monta seu currículo ou portfólio com suas especializações e experiências, além de indicar às áreas de interesse.

Assim como outros sites de emprego, o Trampos.co disponibiliza uma versão paga para quem quer deixar seu currículo mais facilmente encontrado por recrutadores e interessados.

Lembrando que o forte desse site de freelancer é a área de design, publicidade e comunicação.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Trampos.co

Freelancer.com

Bem como os outros sites citamos anteriormente, possui oportunidades em diversas áreas de comunicação, TI, finanças, etc.

O freelancer deve cadastrar seu perfil pelo site e preencher suas especializações, habilidades, trabalhos realizados, entre outros.

Logo após, é só pesquisar um projeto na sua área e enviar uma proposta formal para finalizar o processo.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Freelancer.com

E então, o que achou das dicas? Entre em cada portal, conheça como funciona o sistema e qual se encaixa melhor em suas metas e seu tipo de trabalho.

Esperamos ter lhe ajudado a se tornar um freelancer de sucesso!

Faça o primeiro comentário a "Site de Freelancer – Como se Tornar um e Quais os Melhores Sites"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*