Leilão dos Bancos – Saiba Como Comprar seu Carro ou Moto

Leilão dos Bancos – Saiba Como Comprar seu Carro ou Moto. Como funciona um leilão de bancos? É seguro? É confiável a compra de automóveis? Tudo e mais um pouco você pode conferir aqui mesmo! Nesse blog, Strobous.com .

Reprodução: G1

Primeiramente o que você precisa saber é o seguinte! O que exatamente é um leilão, e como funciona. Um leilão é resumidamente uma “competição” e quem der o maior lance, vence e leva o prêmio.

E hoje em dia, por causa da pandemia que aconteceu em 2019, até o final de 2021, para que não parasse o mercado, então foi necessário que se atualizassem.

Antigamente, antes dessa renovação, os leilões eram feitos (são) feitos em salões, em grandes salões, com diversas pessoas, de todos os lugares, com um grande palco, com o prêmio a ser disputado.

Em poucas palavras, um leilão é apenas uma modalidade diferente de negociação, ao invés de comprar na loja, você faz sua compra de uma maneira diferenciada, por muitas vezes, muito abaixo do custo real.

Agora iremos especificar o que seria, e como funciona cada leilão.

Leilão de Motos:

Um leilão, ou melhor, uma venda pública de motos que (por algum motivo) foram apreendidas pelas autoridades do trânsito, nessa “partida” é oferecido um lance inicial, e ai, os próprios participantes vão aumentando seus lances, de acordo com a condição de cada um.

E quem, no meio dessa partida der o maior lance, fica com o prêmio, ou seja, nesse caso, a moto.

Obrigatoriamente, os eventos são realizados por leiloeiros oficiais, ou seja, leiloeiros que não são os proprietários dos veículo.

E que (na grande maioria das vezes ) os eventos são organizados por bancos. ou pelo Detran, que são os mais seguros.

Os leilões de veículos apreendidos estão previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz em seu Art. 328:

O veículo apreendido ou removido a qualquer título e não reclamado por seu proprietário dentro do prazo de sessenta dias, contado da data de recolhimento, será avaliado e levado a leilão, a ser realizado preferencialmente por meio eletrônico”.

E ainda melhor, o próprio CBT, classifica obrigatoriamente duas categorias, primeiramente o veículo precisa estar conservado, ou seja, apto para ser usado, com segurança, e documentação.

Sendo assim, um leilão de motos varia muito, tendo desde veículos em perfeitas condições de uso, até sucatas que costumam ser adquiridas por ferros-velhos.

Mas dentre tudo, é preciso tomar muito cuidado, porque mesmo entre os veículos mais conservados. Há sempre aqueles que apresentam alguns problemas e (o que nos sempre dizem, e alertam) não valem a pena por mais baratos que estejam.

Mas então, olhando por outro lado, é muito comum encontrar motos que foram apreendidas por falta de pagamento ou até mesmo irregularidades com a documentação.

Leilão dos Bancos – Saiba Como Comprar seu Carro ou Moto. Como por exemplo, que estão muito bem preservadas e valem muitas vezes o investimento.

Leilão de Carros:

O leilão de carros, não muda muito do que o de motos, apenas muda esse prêmio. Mas as idicações são todas as mesmas, desde regras até as condições de uso, tudo certinho analisado pelo CBT.

Claro! Estamos nos referindo a leilões confiáveis, de marca, de nome, de responsabilidade, não aqueles clandestinos de esquina, observe bem antes de investir seu dinheiro, perceba onde está gastando o que é seu.

Pois infelizmente nessa área ainda há muitos golpes, e se não ficar esperto (de olho bem aberto) vai acabar caindo. E pensando nisso, trouxe algumas referências, de alguns cuidados que é bom tomar.

Antes de iniciar a lista, é necessário destacar, o valor deve ser sempre pago a vista! Então se você está pensando em comprar um c arro ou moto em algum leilão.

Lembre que você precisará ter o dinheiro disponível em mãos, não poderá parcelar ou fazer acordos.

Outra coisa bem importante, antes de entrar em remessa, observe bem as condições e documentos do veículo desejado para compra, seja ele qual for, carro ou moto.

E ainda sobre a análise das condições do desejado veículo, só avaliar as fotos de cada moto não é o suficiente.

Em primeiro lugar você deve separar os veículos que mais te interessam, para facilitar a sua pesquisa, e em seguida você deve observar:

  • Ano de fabricaçõa;
  • Quilometragem rodada;
  • Reparos necessários;
  • Condições do motor; entre outros.

E normalmente, os lotes de veículos que serão leiloados ficam sempre abertos para visitação. Por um curto período de dias antes do evento.

Se for possível então, e indicado que leve um mecânico com você durante a visita aos veículos, para assim, verdadeiramente ter uma noção mais clara de que as motos de seu interesse valem o investimento.

E não menos importante, uma outra questão fundamental para se avaliar antes de fazer lances por algum veículo é em relação às pendências do veículo.

Ou seja, você deve avaliar se há multas em aberto, documentação atrasada, e qual a situação do financiamento, e dependendo da situação, assinar se responsabilizando das parcelas em atraso.

Faça o primeiro comentário a "Leilão dos Bancos – Saiba Como Comprar seu Carro ou Moto"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*