Graduação em Direito – Onde Cursar e Como Conseguir Bolsas

O Curso de Direito é um dos mais conceituados entre os cursos de graduação.

Talvez pela sua longa história ou seu glamour ligado aos anos passados refletido em vestimentas formais e tratamentos respeitosos ou, ainda, sua alta remuneração.

Mas, ninguém disse que trabalhar nesse ramo seria fácil e pouco trabalhoso.

O ônus de ser um Advogado não é só pesado, mas, significativo.

Lidar com a lei pode facilmente favorecer pessoas de bem quanto mal intencionadas e é possível tanto complicar quanto ajudar a vida de alguns.

Por isso, se você está realmente certo de que essa a profissão dos seus sonhos, embarque nessa viagem com a gente pra entender um pouco mais sobre o trabalho, as melhores faculdades e como conseguir uma bolsa de estudos!

Sobre o Curso de Direito

Graduação em Direito – Onde Cursar e Como Conseguir Bolsas (Foto: Reprodução WilliamCho no Pixabay)

Quando se fala sobre o curso de Direito, é comum associa-lo a problemas de fácil resolução e processos corriqueiros do dia a dia.

Quem pensa em entrar no ramo, geralmente vem cheio de preceitos ligados às séries hollywoodianas como “How to Get Away With Murder” ou “Suits”, por exemplo.

Mas, a realidade está um pouco longe desse ideal.

Afinal, finalizar um caso num único episódio é praticamente impossível e, aqui no Brasil, a burocracia e descaso é tanta que satura todo o sistema, resultando em longas filas de espera e baixa taxa de resolutividade.

Mas, se você está disposto a trabalhar o suficiente para mudar essa realidade e beneficiar milhões de brasileiros, deve entender como a profissão funciona.

Diferente do que muitos pregam por aí, esse é um caminho de estudos sem volta ou fim que depende de constante atualização: uma verdadeira corrida contra o tempo.

É claro que, depois de se formar, como advogado você poderá pegar todo o tipo de causa que lhe convier, contanto que esteja apto para resolver cada caso.

Mas, vale lembrar o seguinte: nesse ramo, quanto mais você estudar, melhor você será.

Por isso, a dica que fica é considerar uma pós-graduação ou engajamento posterior na vida acadêmica. Mas, isso é conversa pra outro dia.

Como funciona?

O curso de Direito é um curso de graduação que tem como requisito mínimo o ensino médio completo e a aprovação em um vestibular – na faculdade x ou y.

Em média ele tem duração de 5 anos e, durante o curso, o estudante se torna uma espécie de “advogado geral”, conhecendo todas as competências do profissional.

Próximo ao fim, a depender da instituição, são ofertados estágios – não remunerados e obrigatórios – para a conclusão da experiência na faculdade e, somente após eles, é que há a conclusão do curso.

Sobre esses estágios, abre-se um parágrafo para que você entenda o seguinte: eles podem ser remunerados apenas se a Instituição lavar suas mãos (não ofertar e convida-lo a procurar um) do caso.

Entretanto, mesmo após finaliza-lo, o recém-formado ainda deverá passar por uma avaliação geral para conseguir seu número de atuação profissional.

A famosa prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é muito comentada e acontece todos os anos vide agendamento.

Só depois de passar por essa prova é que você é considerado um profissional da área e poderá atuar pelas diversas subcategorias da profissão, como por exemplo:

  • Direito Civil;
  • Penal;
  • Ambiental;
  • Trabalhista e Previdenciário;
  • Eleitoral;
  • Vara da Família;
  • Tributário;
  • Empresarial e etc.

Onde posso fazer o curso de Direito?

Graduação em Direito – Onde Cursar e Como Conseguir Bolsas (Foto: Reprodução Monam no Pixabay)

Agora que você já sabe como tudo funciona e o caminho que deve percorrer para se tornar um advogado, está na hora de considerar meios para isso, não é mesmo?

Nesse caso, você deve buscar por faculdades que disponibilizem o curso e são autorizadas pelo Ministério da Educação.

Você pode conferir esse fato visitando diretamente o portal do MEC ou buscando pela portaria de autorização do curso (geralmente disponibilizada na descrição do curso no site da faculdade – isso é obrigatório).

Entrando nesse mérito, você pode escolher entre duas modalidades: a pública e a particular.

O ingresso no curso por uma instituição particular se dá depois da inscrição e aprovação no vestibular, o qual pode ser online ou presencial.

Já por instituições na rede pública, o único método é o Exame Nacional do Ensino Médio, onde cada instituição tem sua nota de corte.

Como cada região tem suas referências, nesse post não se achou válido recomendar instituições dada as condições e opção de ingresso de cada um.

Por isso, a dica que fica é: não menospreze uma instituição por ser particular e não se cobre tanto para entrar na melhor da rede pública. Quem faz o curso e o profissional é você.

É possível conseguir bolsas de estudo?

Sim!

Inclusive, hoje, é possível contrata-las, mesmo não ligado a um órgão público ou particular.

Antigamente, as bolsas eram dadas apenas para aqueles pouco favorecidos ou com alguma questão étnica em cheque.

Filhos de pessoas de classe média – que os pais não se voluntariavam a pagar a continuidade dos estudos – acabavam de fora, uma vez que a renda considerada era a da família e não a individual, por exemplo.

Especificadamente nesse caso, o valor a ser pago nas instituições particulares era o integral e bolsa só seriam disponibilizadas se o aluno tivesse algum vínculo empregatício com a instituição.

Em contraste, hoje, lugares como a Educa Mais Brasil, Amigo Edu, Quero Bolsa e Mais Bolsas ofertam bolsas durante todo o curso entre 30% a 80% de acordo com a modalidade (presencial, semipresencial ou à distância), instituição credenciada e estado.

A oportunidade é cega para padrões financeiros e todos podem ter acesso a um curso superior por um valor acessível.

Mas, atente: não basta se inscrever nos sites e só pagar o valor da adesão (geralmente o valor cheio da mensalidade do curso na instituição que você escolheu).

É preciso também passar no vestibular e resolver toda a parte burocrática de maneira online ou presencial junto à instituição para a efetivação da bolsa.

Se houverem dúvidas, não se preocupe. Equipes treinadas poderão te ajudar e, até mesmo na faculdade credenciada, é possível resolver seus problemas.

Gostou das dicas? O que está esperando para correr atrtás do seu sonho?

Boa sorte!

Faça o primeiro comentário a "Graduação em Direito – Onde Cursar e Como Conseguir Bolsas"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*