Caixa Tem Conta Digital – Como Receber o Auxílio Emergencial

O Caixa Tem foi eleita a Conta Digital oficial vinculada à Caixa Econômica Federal para o recebimento do auxílio emergencial de R$600,00.

Criado com o objetivo de auxiliar autônomos, quem contribui individualmente para a previdência, desempregados (que não recebem o seguro desemprego) e os MEI’s durante o isolamento social, o Governo Federal promete realizar pagamentos por até três meses para manter as pessoas em casa.

No entanto, a análise que antes tinha como objetivo durar até 5 dias úteis, agora fica sem previsão e, para alguns, chega a durar entre 15 e 30 dias para um retorno significativo.

Além disso, foram relatados bugs e problemas com o aplicativo, fazendo com que grande parte dos inscritos tivessem que refazer suas inscrições por não conformidade com o explícito na Receita Federal ou, ainda, erro no sistema.

Entretanto, o pagamento da primeira parcela – que estava prevista até o fim de abril – ainda se posterga e um calendário provisório foi divulgado pela Caixa.

Entenda mais sobre o Auxílio Emergencial e como realizar o saque do benefício de maneira segura e suas particularidades.

Por que a Análise do Auxílio Emergencial está demorando tanto?

Caixa Tem Conta Digital – Como Receber o Auxílio Emergencial
(Foto: Reprodução Caixa Econômica Federal)

Para aqueles sem resposta do Governo Federal, infelizmente, ainda não há previsão da conclusão da análise.

Isso acontece porque cada cadastro é avaliado individualmente pelo Dataprev e para liberar o benefício, as pessoas passam por uma breve análise de crédito e conformidade com o escrito no cadastro.

Isto é: o Dataprev fica responsável por cruzar os dados fornecidos com aqueles disponíveis no Banco de Dados do Governo, para saber se o trabalhador cumpre todas as exigências previstas por Lei.

A dica que a Caixa deu para evitar erros é fazer o cadastro dos familiares em conjunto, para evitar problemas com bugs e/ou erros e postergar ainda mais a saída do benefício.

Vale lembrar que o cadastro é individual, mas, que pessoas menores de 18 anos não são obrigadas a faze-lo. Apenas seus responsáveis.

Se, mesmo fazendo tudo certo, a análise parece não ter fim, não tem o que fazer, a não ser esperar de fato.

Se a análise voltar com “resultados ou dados inconclusivos”, significa dizer que algum dado foi preenchido de maneira incompleta ou incorretamente ou não foi possível verificar se a pessoa tem direito.

Nesse caso, o cidadão poderá realizar uma nova solicitação e aguardar mais um período de análise pelo Dataprev, corrigindo as informações enviadas.

Outra resposta possível é o “não aprovado”. No entanto, é possível recorrer pelo site ou aplicativo com um simples clique para contestar o resultado.

Fazendo isso, o Dataprev automaticamente realizará uma nova análise para saber se o resultado foi justo ou não.

Além disso, além do site oficial do Auxílio, é possível acompanhar a solicitação e a análise do Dataprev aqui ou aqui, para entender onde está o problema e procurar soluciona-lo o mais rápido possível.

Quando os pagamentos serão realizados pelo aplicativo Caixa Tem?

Quem foi aprovado pela análise já recebeu a primeira parcela pelo Caixa Tem e lhe foi disponibilizado o pagamento pela conta digital ou saque em loterias Caixa.

Segundo a Caixa, as inscrições se manterão até o dia 2 de julho de 2020. Após o prazo, não serão aceitas novas inscrições e o cidadão perde o direito ao auxílio por três meses.

No entanto, quem fez o cadastro, mesmo atrasado (agora em maio ou em meados de junho e início de julho), terá direito igualmente às mesmas três parcelas do auxílio, se aprovado.

O Caixa Tem entra como uma poupança digital criada pela Caixa para aqueles sem conta alternativa no banco.

Necessariamente, não é preciso ter uma conta na Caixa para receber o auxílio emergencial. Quem não tem nenhuma, recebe como alternativa o Caixa Tem.

Recebi o Benefício pelo Caixa Tem. O que preciso saber?

Caixa Tem Conta Digital – Como Receber o Auxílio Emergencial (Foto: Reprodução Caixa Tem)

O Caixa Tem é uma Poupança Social Digital que não cobra aditivos para se manter funcionando, diferente da conta corrente da Caixa Econômica Federal.

Apesar do auxílio emergencial estar ligado diretamente a essa conta digital e ser um direito exclusivo do cidadão desempregado em meio á pandemia, há um detalhe que muitos desconhecem.

Aqueles que não sacarem, transferirem ou utilizarem o dinheiro de alguma forma pelo período de 90 dias, terão seu dinheiro recolhido pelo Governo, que vai entender a não necessidade da quantia.

Mas, calma. Esse retorno automático está apenas associado àqueles que receberam o benefício pelo Caixa Tem. Se você cadastrou alguma conta diferente, não terá problemas com isso.

Para aqueles usuários exclusivos do Caixa Tem, é necessário movimentar a conta.

A Caixa Tem permite pagamento de boletos e até três transferências bancárias, sem custo algum, por mês e para qualquer banco.

Quero sacar o dinheiro. O que fazer?

Quem prefere sacar o dinheiro, poderá faze-lo diretamente nas caixas lotéricas ou em uma das 23 mil unidades de caixas eletrônicos 24 horas espalhadas pelo país.

Pelo Caixa Eletrônico 24 Horas

Para sacar pelo Caixa Eletrônico, será necessário:

  • Abrir o aplicativo do Caixa Tem e realizar login;
  • Selecionar a opção de Saque sem Cartão;
  • Feito isso, será necessário clicar em Gerar Código para Saque;
  • Na próxima etapa, selecione a opção Gerar Código, mas, somente em frente ao Caixa Eletrônico ou próximo da lotérica;
  • Feito isso, agora digite sua senha do aplicativo Caixa Tem para confirmar a operação e clique no botão laranja, para dar início à operação;
  • Digite o código de 6 dígitos que aparece na tela do celular no Caixa Eletrônico ou na maquineta da Lotérica;
  • Se o saque for via Caixa eletrônico, clique em Entra, no teclado do Caixa.
  • Na próxima tela, clique em Saque do Auxílio Emergencial;
  • Digite seu CPF e confirme;
  • Digite mais uma vez o código de 6 dígitos;
  • Escolha um valor para saque e aperte em Entra;
  • Após autorização, o dinheiro será liberado.

Lembrando que, sendo essa a opção, a Caixa pede que os beneficiários atualizem o aplicativo próximo a um Caixa 24 horas e gerem o código somente quando estiverem nas lotéricas ou próximos aos Caixas, como medida de prevenção.

Pela Lotérica

Por outro lado, quem prefere ir às filas da Caixa, terá de ter paciência e saber esperar, além de respeitar um calendário rígido.

Para evitar aglomerações, um calendário breve foi definido inicialmente para o pagamento da primeira parcela:

  • 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro;
  • 28 de abril – nascidos em março e abril;
  • 29 de abril – nascidos em maio e junho;
  • 30 de abril – nascidos julho e agosto;
  • 4 de maio – nascidos em setembro e outubro; e
  • 5 de maio – nascidos em novembro e dezembro;

A segunda parcela está prevista para ser paga até o dia 27 de maio, mas, provavelmente, seguirá o mesmo modelo da primeira.

Já a terceira parcela, também foi racionada entre os nascidos em meses distintos, mas, pode sofrer alterações de calendário:

  • 26 de maio – nascidos entre janeiro e março;
  • 27 de maio – nascidos entre abril e junho;
  • 28 de maio – nascidos entre julho e setembro; e
  • 29 de maio – nascidos entre outubro e dezembro.

2 comentários a "Caixa Tem Conta Digital – Como Receber o Auxílio Emergencial"

  1. quero saber se tenho direito de receber esse auxilio emergencial eu sou cinco netos seis divorciada ,sou estudante de direito .

  2. eu tenho direito nesse auxilio?

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*