O que é PIX e Como Cadastrar a sua Chave

O que é PIX? Essa, sem dúvidas, é uma das maiores novidades do momento quando se trata de finanças.

Na TV, no rádio e na internet não param as propagandas da nova forma de realizar pagamentos pelos bancos tradicionais.

Entretanto, poucas pessoas sabem de fato o que é PIX, tampouco como cadastrar a sua chave.

Afinal, assim que você vai a uma agência bancária ou acessa o app de um banco no qual tem conta, já recebe a informação que ali funciona o PIX. Bastaria então se cadastrar para aproveitar os benefícios.

Bom, se você caiu de paraquedas nesse assunto e ainda não entendeu para que serve o PIX, continue nesse artigo. Vamos explicar de forma mais simples, acompanhe!

O que é PIX?

De acordo com os próprios bancos, o PIX nada mais é do que uma nova forma de fazer pagamentos e transferências.

Isto é, se antes você tinha que esperar pelo menos dois dias úteis para que o dinheiro caísse na conta de um outro banco, agora com o PIX isso pode ocorrer rapidamente.

Criado pelo Banco Central, ou seja, válido para a utilização por todos os bancos que atuam no Brasil, oferece o pagamento instantâneo para os clientes.

Nesse sentido, além do TED e do DOC, métodos conhecidos para transferência de dinheiro para bancos iguais ou diferentes, as pessoas terão o PIX como um agregador.

Ademais, surge como um substituto dos cartões de débito, pois segundo a explicação do Banco Central, também funciona para pagar e receber.

Em outras palavras, você pode usar essa nova tecnologia para fazer uma compra em um supermercado, por exemplo. Ou se você atua como lojista, digamos assim, pode receber através do PIX.

De acordo com a descrição, tudo pode acontecer em menos de 10 segundos por meio dos aplicativos para celular dos respectivos bancos utilizados.

A saber, apesar do PIX consistir em uma criação do Banco Central, quem oferece essa facilidade é o seu banco.

o que é PIX
Foto: IstoÉ Dinheiro

O que é PIX – Como funciona na prática?

Primeiramente, saiba que o Pix é uma função que vai aparecer no seu próprio aplicativo de celular de seu banco. Você tem algum? Por exemplo: app da Caixa Econômica ou app do Bradesco.

Vale também, a saber, para outros tipos de instituições financeiras e empresas de pagamento, como o caso dos bancos digitais – Nubank, Neon, etc. -, assim como Mercado Pago, por exemplo.

Então, o PIX entra em ação quando você precisar realizar alguma transação em dinheiro através desses aplicativos. Por exemplo um pagamento ou uma transferência de dinheiro.

Assim que estiver fazendo esse tipo de operação, basta escolher o Pix no aplicativo de seu celular ou tablet. De modo geral, essa opção aparecerá para você em cada processo de pagamento ou envio de dinheiro que fizer. Normalmente fica ao lado de onde aparece TED / DOC.

O QR Code também está sendo utilizado pelas empresas que oferecem o PIX como meio de pagamento em seus estabelecimentos. Quando você fechar a compra, escolha o PIX em seu app e capture a imagem do QR Code. Logo após o pagamento acontecerá automaticamente.

Como se credenciar para usar o PIX?

Logo após você entender de fato o que é PIX, deve descobrir como se credenciar. Além disso, precisa conhecer como cadastrar a chave de acesso ao programa.

Bom, o primeiro passo para fazer parte dessa novidade do Banco Central é é criar a chave PIX por meio de seu banco – aquele no qual você tem conta aberta!

Utilize os canais de atendimento do banco ou da instituição financeira para fazer esse cadastro. Lembrando que alguns oferecem esse credenciamento da chave online através do próprio aplicativo no celular ou site, se entrar pelo computador.

A chave PIX é como se fosse o endereço de sua conta no PIX. Ou seja, sua identificação nesse novo sistema. Então trata-se de algo obrigatório para que funcione corretamente.

A criação de uma chave Pix requer que pessoa física ou jurídica aposte em uma dessas quatro maneiras de se identificar:

  • CPF/CNPJ
  • E-mail
  • Número de telefone celular
  • Chave aleatória.

Em relação à chave aleatória, sabe-se que consiste em uma forma de receber ou enviar dinheiro pelo PIX sem a necessidade de incluir informações pessoais.

Ocorre como um login normal, a partir de um conjunto de números, letras e símbolos que surgem aleatoriamente no aplicativo. Logo após isso, acontece a identificação de sua conta e da conta de destino.

Vantagens do PIX

De acordo com o Banco Central, o PIX apresenta benefícios para quem o utiliza.

Entre os principais pode-se citar:

  • Serviço full time. Ou seja, funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.
  • Operações bem mais rápidas que o DOC e TED – não demoram mais que 10 segundos.
  • Não tem custo algum para pessoas físicas com contas nos bancos e nas instituições financeiras.
  • Não tem custo algum também para os MEIs (microempreendedores individuais).

E então, conseguiu entender o que é PIX e como ocorre a sua utilização? Qualquer dúvida, escreva para a gente!

Não deixe de ler também – Prorrogação dos Financiamentos – Como Solicitar nos Principais Bancos

Faça o primeiro comentário a "O que é PIX e Como Cadastrar a sua Chave"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*