Inscrição Enem 2020: Como Se Inscrever Para o Enem

Assim como todos anos, a Inscrição Enem 2020 é o evento mais aguardado pelos estudantes de todo o Brasil e seus familiares.

Isso porque essa prova é uma das principais formas de ingresso no ensino superior, financiamento dos estudos e universidades privadas e uma das formas de pleitear semestres sanduíches.

Se você faz parte desse contingente de pessoas que está super ansiosa em saber mais informações sobre o Enem 2020, e, assim sair na frente na preparação, você está no lugar certo. 

Hoje falaremos sobre o que é o Enem, como realizar a inscrição, as possíveis datas etc.

O que é o Enem ?

O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos principais vestibulares que ocorre no Brasil. A partir dele é possível o ingresso em universidades públicas, em faculdades particulares e financiamento dos estudos por meio do Fies.

Informações sobre o Enem 2020

Inscrição Enem 2020: Como se inscrever para o Enem
Inscrição Enem 2020: Como se inscrever para o Enem

Quem é vestibulando sabe que os momentos antes do vestibular são de ansiedade, muito estudo e esperança. Mas é necessário se manter informado sobre as provas a serem realizadas.

Dessa forma, dando enfoque ao Enem 2020, as principais informações já foram lançadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Indo).

Que já realizar o vestibular do Enem sabe que logo após uma edição as informações da próxima já estão formuladas, isso porque trata-se de um vestibular nacional e o planejamento é o coração para tudo funcionar.

Sendo assim, o estudante deve está atento aos seguintes prazos:

  • Inscrições: maio De 11 a 22 de Maio
  • Provas digitais: 11 e 18 de outubro de 2020
  • Provas tradicionais: 1 e 8 de novembro de 2020
  • Resultado: janeiro de 2021

Umas das datas mais importante e que merecem maior atenção são as incrições e o período de isenção. Portanto, se você se encaixa nas condições de isenção não esqueça essa data.

Provas do Enem 2020

Duas opções de realização da prova estarão disponíveis para os candidatos do ENEM 2020: a digital ou a presencial.

Essa decisão e divisão de modalidade da prova vem criando muitas opiniões contrárias, entretanto não podemos negar que a tecnologia está evoluindo, e caso a segurança da prova seja plena, é uma oportunidade para pessoas que precisam de uma prova digital.

Mas como irá acontecer? 

No momento da inscrição, o candidato deverá escolher entre realizar a prova virtual, ou a prova tradicional de papel. É válido ressaltar que o processo de inscrição e pagamento da mesma não haverá diferenciação para quem escolher estilos diferentes de prova.

Além disso, é válido saber que não serão todos os estados que contaram com essas duas possibilidades de prova.

Apenas que 15 capitais brasileiras contarão com esses dois sistemas, são elas: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP).

Inscrição Enem 2020

Para realizar a inscrição você deverá acessar o site do Inep (clique aqui) e realizar a inscrição, que é bem intuitiva. Isso deve ser realizado no período estipulado para a inscrição, que vai de 11 a 22 de maio de 2020.

É válido ressaltar que quem realizar a isenção terá que realizar a inscrição em seguida no dia estipulado. Isso porque a isenção não garantirá a sua “vaga” para realizar a prova

Contudo, além da realização da inscrição ENEM 2020 pela página do INEP, você pode ainda conferir todo o cronograma da prova, e assim se preparar adequadamente para ela.

Conteúdo programático do Enem

Todo ano o Enem surpreende o público alvo com algum assunto que não era esperado. Mas isso não deveria acontecer. Isso porque o Enem sempre obedece e segue a  Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009, e que é baseada na Base Nacional Comum Curricular. 

Dessa forma, existe um documento, que pode ser acessado através do portal do Ministério da Educação, que consta todos os conteúdos visto nos anos escolares e que são passíveis de serem cobrados no Enem.

Portanto, é válido que o candidato leia esse documento e reveja esses conteúdos para se preparar melhor e com antecedência para o vestibular do Enem 2020.

Sendo assim, se você observar as provas anteriores do programa, poderá constatar que existem alguns temas que sempre caem na prova. Logo é interessante focar nesses, como também nos demais temas 

A seguir, listamos algumas formas de se preparar para o Enem: 

  1. Simulado Enem
  2. Videoaulas no YouTube
  3. Exercícios e Provas anteriores do Enem 
  4. Dicas para o Enem 
  5. Pratique sua redação 
  6. Temas mais cobrados no Enem

Esperamos ter ajudado você, e auxiliado para que você consiga fazer a sua inscrição ENEM 2020.

Desejamos todo o sucesso na sua vida acadêmica e te esperamos em um próximo artigo!

2 comentários a "Inscrição Enem 2020: Como Se Inscrever Para o Enem"

  1. Muito gratificante, uma oportunidade exelênte

  2. Excelênte*
    Muito cuidado

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*