Enem Taxa de Isenção 2020 – Como Conseguir

Enem  Taxa de Isenção 2020 pode ser solicitada na Pagina do participante. A Taxa de Isenção para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 foi do dia 6 à 17 de abril, no mesmo período também pôde ser feito a justificativa para quem se inscreveu e não realizou a prova no ano passado (2019).

Porem devido a pandemia esse período de pedir a isenção da taxa foi prorrogada para o mesmo período de inscrição. Para aqueles que já tiveram o pedido recusado podem entrar com recurso.

Enem Taxa de Isenção 2020: Período de Inscrição.

Foto: Paulo Alves/TechTudo

O Edital foi postado no dia 31 de março, porem essa semana foi lançado um novo Edital e um Diário para informar que os participantes podem fazer a solicitação da isenção na hora da inscrição.

Nos períodos do dia 6 de abril até dia 7 de maio, pode ser feito a solicitação de isenção de taxa e a justificativa por não comparecer na prova de 2019.

E do dia 11 até 22 de maior acorre a inscrição para o Enem. Porem com o novo edital, poderá ser feito também a solicitação da isenção.

Essa ação tenta proteger os estudantes de baixa renda que não tem acesso livre a internet, como as escolas e bibliotecas estão fechadas por causa da pandemia não teria como esses estudantes se inscreverem.

Quem pode conseguir a Taxa de isenção: Enem Taxa de Isenção 2020.

Os alunos que estudaram em escola pública por todo o ensino médio, ou com bolsas de 100% em escolas particulares no ensino médio.

Alunos que estão no 3º ano de escola publica, esses tem a isenção automaticamente aprovadas.

E também para alunos que possuem renda familiar mensal abaixo de um salário mínimo, ou até 3 salários mínimo familiar, que é R$ 3.135.


Imagem: Marcello Casal Agencia Brasil
Foto: Marcello Casal Agencia Brasil

Enem taxa de Isenção 2020: Justificativa.

Os Alunos que pediram isenção em 2019 e não compareceram no dia da prova, só poderá pedir isenção novamente em 2020 se também justificar com alguma prova sua falta.

As justificativas aceitas são as seguintes:

  • Maternidade.
  • Paternidade.
  • Acidente de transito.
  • Morte de familiar.
  • Roubo ou Assalto.
  • Problema de saúde ou emergência medica.
  • Trabalho.
  • Intercambio acadêmico.
  • Atividade curricular.

Sendo assim o documento que comprove a ausência deve ser enviada no formato PDF ou  JPG com o tamanho Maximo de 2MB.

O INEP analisará se o documento é falso ou verdadeiro, e poderá pedir outro caso ache que seja falso, portanto se não for enviado outro o participante será excluído da prova.

Dia 7 de maio termina o período isenção e justificativa, quem não se enquadra nos requisitos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais deverá pagar a taxa de R$ 85.

Enem.

Pela primeira vez o Enem terá uma versão digital. Será feito somente em 110 municípios, e terá apenas 100 mil vagas para os primeiros que solicitar essa opção. Isso não quer dizer que o participante poderá fazer de um computador particular, ele deverá ir até um local indicado pelo INEP a realizar a prova.

Então a versão digital só pode ser feita por alunos que vão concluir o ensino médio esse ano ou pelos que já concluíram.

Serão quatro provas objetivas com 45 questões cada. São elas de:

  • Linguagens, código e suas tecnologias.
  • Ciências humanas e suas tecnologias.
  • Ciências da natureza e suas tecnologias.
  • Matemática e suas tecnologias.

E uma redação com no Maximo 30 linhas, que deve ser um texto dissertativo argumentativo sobre o tempo imposto.

Dias da Prova.

A primeira prova está prevista para o dia 1º de novembro, e terá primeiramente provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias.

A segunda prova está prevista para o dia 8 de novembro será prova de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Desta maneira no dia 11 será divulgado o gabarito do Enem impresso e dos cadernos de questões.

Em primeiro lugar é muito importante começar a se preparar para as provas o quanto antes, para assim estar preparado para o maior exame do Brasil.

Prova digital.

Dia 22 de novembro está previsto a aplicação da prova digital, que será de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias.

A Aplicação da segunda prova digital está prevista para o dia 29 de novembro, e será de ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias.

Dia 2 de dezembro sai a publicação do gabarito da prova digital. Em janeiro, ainda sem data pré-definida, sai os resultados individuais.

Página do Participante

Para acessar a página do participante é muito simples, é só acessar o link clicando aqui, inserir os seus dados completos, e assim entrar na página para e ter todas as informações completas.

Espero que tenha gostado do nosso artigo, e além disso temos um artigo completo sobre as inscrições do ENEM 2020, para acessar clique aqui.

Neste artigo terá todas as informações completas que você precisa saber sobre a previsão de datas e inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio.

O ENEM pode ser a porta de entrada tanto para universidades privadas quanto universidades públicas.

As universidades privadas utilizam-se do PROUNI para a realização do seu processo de seleção com a nota do ENEM.

Agora as universidades públicas usam o SISU como processo de seleção usando a nota do ENEM.

Contudo é possível entrar com a nota do ENEM nas universidades mais importantes do país, como:

USP, UNICAMP, UFMG, PUC e etc.

Agora, todos sabemos que as universidades contam com seus vestibulares como forma de ingresso.

E a Fuvest é a responsável pela realização do vestibular da USP.

Nós fizemos um artigo especial sobre a Fuvest, com as previsões de datas e um breve cronograma.

Para conferir este artigo completo, clique aqui.

Acima também consta o link para o artigo sobre as inscrições do ENEM 2020.

Não se esqueça que as inscrições iniciam no próximo dia 11 de maio de 2020.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo especial, e que também tenha aproveitado as informações da melhor forma possível.

Desejamos o maior sucesso do mundo na sua vida acadêmica e que você consiga realizar todos os seus sonhos.

Até um próximo artigo!

Faça o primeiro comentário a "Enem Taxa de Isenção 2020 – Como Conseguir"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*