Como Emitir DAS MEI – Boletos de Pagamento do MEI

Se você tem o DAS – MEI mensalmente precisa fazer o pagamento das suas obrigações tributárias. E por diversos motivos você pode não ter em mãos o boleto no dia do vencimento. Por isso, se precisa saber como Como Emitir DAS MEI – Boletos de Pagamento do MEI fique de olho aqui.

Hoje em dia você tem a facilidade de acessar esse tipo de serviço sem muita dificuldade através da internet ou aplicativo. Você pode emitir o boleto de recolhimento mensal usando o Portal Simples Nacional pelo aplicativo PGMEI.

Como Emitir DAS MEI pela Internet?

No entanto, talvez você tenha esquecido de pagar o boleto por algum motivo pessoal, e agora precisa emitir novamente o boleto.

Você pode gerar uma segunda via para manter em dia os seus pagamentos e assim não ter problemas futuros com a falta dos mesmos. E bem sabemos que o recolhimento de impostos quando não são feitos por um período longo, pode dar muita dor de cabeça.

Mas, agora você não precisa mais pedir esses dados para o seu contador ou outra pessoa. Basta fazer o passo a passo descrito abaixo e fazer a emissão de um novo boleto.

Veja:

Primeiro passo: Acesse o Portal do Empreendedor;

Segundo passo: Do lado direito da tela em “Já sou” clique na aba serviços;

Terceiro passo: Em seguida clique em “Pague sua contribuição mensal”;

Quarto passo: Depois em “boleto de pagamento”;

Quinto passo: Aqui preencha com seus dados de CNPJ e digite os caracteres especiais que estarão disponíveis na imagem à direita da tela. E então, clique em “continuar”;

Sexto passo: Na página seguinte confirme as informações que aparecem para você com os dados da sua empresa;

Sétimo passo: E então clique na opção “Emitir guia de pagamento DAS, selecione o ano que deseja e clique em continuar;

Oitavo passo: Escolha e gere o boleto que deseja pagar.

Como Emitir DAS MEI
Foto: Reprodução WordPress Institucional

Parcelamento de Boletos – Como Emitir DAS MEI

Com o passo a passo acima, você terá em mãos o PDF para fazer o pagamento. Mas, se você tiver algum boleto em atraso, o sistema DAS não abrirá para que você faça o pagamento do mês.

Quando a sua divida se encontra maior do que você pode pagar, fazer o parcelamento é um opção válida. Permite que você não tenha problemas mais graves no futuro, e que continue com o seu CNPJ ativo.

Porém, você tem a opção de fazer o parcelamento desses meses em atraso. Nessa situação, o caso e o processo é outro. Mas também pode ser feito pela internet.

  • Acesse p site https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor;
  • Clique nas opções “Já sou-Contribuição Mensal-Parcelamento. Então você será direcionado para o site da receita;
  • Para acessar esse serviço você precisa ter o código de acesso. Se você já tem o código de acesso vá para o próximo passo. Caso não tenha, clique aqui e siga as instruções;
  • Informado o código de acesso, informe os seus dados (CNPJ, CPF, Código de Acesso e clique em “continuar”;
  • Vá na opção pedido de parcelamento;
  • Selecione “sim” para opção de parcelar os débitos para contagem de carência;
  • Confirme se os dados dos débitos estão corretos e clique em “continuar”;
  • Imprima o recibo;
  • Escolha opção em IMPRIMIR DAS;

O parcelamento só será de fato efetivado quando o pagamento da primeira parcela for feito dentro do prazo de validade. Caso o pagamento não seja feito dentro do prazo de vencimento, o parcelamento será desconsiderado.

O que acontece se eu atrasar ou não fizer o pagamento do DAS?

Se você não fizer o pagamento dentro do prazo de vencimento perde os benefícios da Previdência Social. Além disso não conseguirá emitir as certidões negativas da empresa. O que também te impede de participar de licitações públicas.

Além disso o não comprimento do pagamento em dia pode acarretar em dívidas com a Receita Federal, e em casos mais graves pode acarretar no cancelamento imediato do seu CNPJ.

No entanto, esse cancelamento ocorre após dois anos do não pagamento das taxas do MEI.

Você também não poderá mais emitir notas fiscais. Após esse período de dois anos de não pagamento, a divida é transportada para o seu CPF, então quem passa a dever é você e não a sua empresa.

Nos dois casos é ruim, pois quando o seu nome ou o seu CNPJ é negativado você tem dificuldades para conseguir créditos, empréstimos ou financiamentos.

Resumindo, os problemas que você pode ter se não pagar o seu DAS MEI são:

  • Aumentar o tempo para se aposentar;
  • Inscrição na Divida Ativa da União;
  • Cancelamento do CNPJ;
  • Pagamento de Juros e Multas devido a inadimplência.

Bom agora que você sabe como Como Emitir DAS MEI, a solicitação de segunda via, ou o parcelamento das suas dividas, não perca tempo. Além disso te contamos também quais são as consequências do não pagamento dessa dívida.

Espero que o artigo tenha ajudado você, e que seja mais fácil agora fazer os seus pagamentos em dia.
Se o artigo que você procura não está no nosso site, deixe nos comentários ou nos envie um e-mail com sugestões, críticas ou elogios.

Faça o primeiro comentário a "Como Emitir DAS MEI – Boletos de Pagamento do MEI"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*