Bilhete Único: o que é e como cadastrar o seu?

O Bilhete único é uma iniciativa do Governo que busca garantir nossos direitos, presente na Constituição Brasileira de 1988: Qual é esse direito? Você sabe? Simplesmente o direito de ir e vir, dos cidadãos. Que bom que isso aconteceu e viram que esta lei era necessária, a favor dos trabalhadores.

E por meio dessa lei, o uso dos coletivos de ônibus, bicicletas compartilhadas e metrô se tornou muito mais rápido, seguro e barato, mas você sabe o porquê? Neste texto você encontrará o significado de bilhete único, a sua função, dados estatísticos dessa iniciativa, bem como, obter o referido bilhete.

Mas o que é o Bilhete Único?

Até agora falamos muito sobre o contexto histórico de porque o bilhete único é fundamental para a garantia de direitos dos cidadãos, mas você sabe o que é esse tal bilhete?

Bom, trata-se de um cartão de uso pessoal e intransferível que garante que qualquer pessoa possa pegar um ônibus ou mais, pagando somente uma passagem, num período de duas horas.

Bilhete Único em uso:como se cadastrar?(Imagem: VINICIUS PEREIRA/Folhapress)

Isto realmente é uma notícia ótima, as pessoas de alguns anos atrás não tinham este direito, haviam pessoas que pagavam 3 conduções por dia, para ir ao trabalho.

Passando desse período, será cobrada uma nova passagem. Portanto, o Bilhete Único é um instrumento de integração gratuita, (dando o direito de ir a um determinado lugar, que antes pagaria 2 ou 3 ou mais passagens, pagando apenas 1, desde que esteja dentro das 2 horas), dentro de um sistema de transporte.

Portanto, existem três modalidades de Bilhete Único: o cartão empresa, o cartão avulso e a biometria estudantil. Sendo o próprio site do bilhete único de Fortaleza, por exemplo, existem 144.937 cartões empresa, 702.638 cartões avulsos e 627.608 biometrias estudantes circulando por aí.

Mas qual a diferença entre eles?

Dessa maneira, a diferença entre eles é! O primeiro é destinado ao cidadão que não possui mais vínculo estudantil, Tem a necessidade de pegar frequentemente uma condução.

Já o segundo é destinado a pessoas que não utilizam tanto assim os transportes públicos e precisa se locomover com menos frequência, então para essas pessoas é necessário um cartão avulso.

E o último destina-se a usuários que possui vínculo estudantil com alguma instituição de ensino, e utiliza frequentemente as conduções. Para estes o Bilhete Estudantil será o recomendado.

Mas porque o uso do Bilhete Único torna o uso de coletivos mais rápido, seguro e barato?

Bom, o motivo é que com o bilhete único você pode pegar quantas conduções quiser, pelo preço de uma passagem, num intervalo de tempo de duas horas. Assim, bem simplificado.

Além disso, o usuário de ônibus não precisará ir até os terminais para trocar de ônibus. Alem de diminuir consideravelmente o risco de insegurança, visto que o usuário não precisará mais andar com dinheiro para as passagens.

E como funciona?

O funcionamento do Bilhete é bastante simples, como também a forma de como adquiri lo. Para isso basta que você adquira o bilhete único, recarregue o nos locais autorizados e já pode sair aproveitando ao máximo os recursos adquiridos pelo seu seu cartão, Bilhete Único.

Como cadastrar?

O cadastro é bastante simples e totalmente gratuito. Você precisará portar o seu CPF ou RG e deverá estar com um comprovante de endereço. No momento do seu cadastramento, será retirado uma fotografia sua, que servirá de identificação. Dessa forma, por conter seus dados pessoais e foto, seu cartão será de uso pessoal e totalmente intransferível.

Assim, para se cadastrar, necessariamente, você precisará ir até o posto de cadastramento da sua cidade, que foram criados pela Prefeita ou pelo Sindiônibus.

Voce pode também se inscrever online. Fazendo a sua pré-inscrição online, será possível cadastrar todos os seus dados, e se encaminhar ao cadastro presencial para realizar a fotografia, agilizando, assim, o seu atendimento.

No caso de São Paulo você pode pedir também o seu cartão Bilhete Único no site da SpTrans, fazendo seu cadastro, também online e tendo em mãos CPF, RG, CEP de sua localidade residencial, além é claro de uma foto digitalizada 3X4, no site você verá como proceder.

Veja aqui nesse link onde tem os postos de atendimento em São Paulo http://bilheteunico.sptrans.com.br/comumRecargaPostos.aspx

Portanto, apenas presencialmente seu cadastro será realizado. (Em tempos de pandêmia, as regras mudam).

Logo, apenas dez dias após o seu cadastro que o seu Bilhete Único estará pronto. Para receber o seu cartão você deverá se dirigir ao local onde você realizou o cadastro portando o seu número de protocolo, que recebeu quando você se cadastrou, e, assim, receberá seu cartão. Poderá então usufruir dos benefícios.

Caso você não possa voltar ao local de cadastro para receber o seu cartão, você deverá informar no momento do cadastro e informar o local onde poderá recebê-lo. Para recarregar o seu cartão você poderá usar a internet ou em pontos específicos de recarga na sua cidade.

Sendo assim, é válido ressaltar que o Bilhete Único não irá substituir a carteira de estudante, você precisará estar com outros documentos apesar de o Bilhete Único ter foto, visto que a mesma garante meia entrada em outros estabelecimentos.

O que devo fazer seu eu perder ou for assaltado?

Além do B.O., você deverá imediatamente entrar em contato com a Central de Atendimento do Sindiônibus, por meio do número 4005.0956, e informar o ocorrido. Dessa forma, o seu cartão será bloqueado, evitando, assim, o uso indevido e por terceiros. Lembre se o cartão bilhete único é um documento onde vc apresentou seu CPF, RG e comprovante de residência.

Em seguida, você deverá se dirigir à sede do Sindiônibus da sua cidade para obter a segunda via do seu Bilhete Único. Devido ter encargos para uma segunda via, fique bastante ligeiro quanto a isso, para não perde lo ou extraviar. Porque infelizmente, a segunda via do cartão é paga, sendo o valor referente a dez tarifas do sistema. Nada barato não é mesmo?

Você gostou deste tipo de conteúdo? Então, deixe seu comentário e nos sugira temas para o nosso próximo texto.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*