Bilhete Único Estudantil: o que é e como se cadastrar?

Se você acompanha nossas postagens a algum tempo, vai notar que já falamos sobre o Bilhete Único. A partir desse texto anterior, vemos que existem vários tipos de Bilhete Único. Porém hoje daremos enfoque ao Bilhete Único Estudantil. Frisando a palavra ja sabemos para quem se destina se o referido Bilhete.

Bilhete Único Estudantil: documento estudantil que garante meia entrada.

O Bilhete único é uma iniciativa do governo que garante o valor de meia entrada, em cinemas, teatros, shows, ou seja, em eventos culturais, bem como em coletivos, como metrô e ônibus. Para indivíduos que possuam vínculo estudantil com alguma instituição.

Dentro desse contexto, observando a importância dessa garantia, que foi conseguida através de muita luta. É que trouxemos um guia prático sobre esse documento. O Bilhete Único Estudantil: documento estudantil que garante meia entrada.

Bilhete único estudantil
SpTrans

Como surgiu o Bilhete Único Estudantil?

Também conhecido como documento estudantil, o bilhete único nasceu baseado na lei da meia entrada (Lei 12.933/2013) que garante o direito do estudante em obter 50% de desconto em eventos culturais, esportivos, de entretenimento e lazer, de acordo com o site da UNE.

É válido salientar que em shows, a bilheteria deve reservar 42% dos ingressos para a meia entrada.

Dessa maneira, para adquirir a meia entrada é necessário estar devidamente matriculado em uma instituição de ensino nos níveis e modalidades de educação e ensino previstos na Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996:

  • Ensino infantil, fundamental e médio
  • Nível superior;
  • Pós-graduação (Lato sensu e Stricto sensu);

E como funciona o Bilhete Único Estudantil?

Da mesma forma que o bilhete único, esse bilhete estudantil trata-se de um cartão de uso pessoal e intransferível que garante ao estudante transitar por um ônibus ou mais, pagando uma só passagem, num período de duas horas, até aí igual né, mas vem o diferencial, bem como participar de eventos culturais pagando meia entrada.

Ultrapassando o período de duas horas, será cobrada novamente uma nova passagem. Portanto, o Bilhete Único Estudantil também é um instrumento de integração gratuita dentro de um sistema de transporte.

Quais os benefícios do bilhete único estudantil?

Bom, então além de pagar apenas uma passagem, transitando por duas horas, quais mais benefícios o Bilhete Estudantil proporciona?

Além de garantir o direito de ir e vir do estudantil, pagando meia entrada, e passagens gratuitas para estudantes participantes de programas do Governo, o bilhete  único estudantil garante uma maior agilidade na movimentação no  transporte público.

E também mantém o estudante, de certa forma mais protegido, pois não precisará transitar com valores em espécie. Ou seja dinheiro vivo.

Isso porque não é necessário passar por terminais, e nem andar com o dinheiro da passagem, visto que faz-se necessário recarregar o bilhete único para utilizar nos ônibus.

Segurança nos Coletivos

Dessa forma, aumenta a sensação de segurança nos coletivos. Aumenta e muito. Gostamos de saber que nossos filhos e netos estão em segurança, não é verdade?

Outrossim, é válido ressaltar uma diferença gritante entre o bilhete único comum e o bilhete único estudantil. O segundo também funciona como documento de identidade do estudante, visto que tem seus dados, tais como CPF e RG.

E além disso garante a meia entrada em eventos culturais e esportivos. Isso também é um grande diferencial, os jovens em geral tem muita sede de novas informações e o bilhete único ajuda nesta parte também.

E como funciona?

O Bilhete Único Estudantil funciona da seguinte maneira! Bom, assim como o bilhete único comum, você precisará recarregar o seu bilhete para ter acesso a meia entrada, isso já é certeza. Para tanto, você poderá realizar esse processo via internet pelo site do SindiÔnibus, ou se dirigindo até um terminal. Perfeito isso né em tempos de pandêmia.

Logo, com o cartão já carregado, como disse anteriormente, basta você passar seu bilhete único na máquina presente na entrada do ônibus, mais precisamente na catraca e após o bip, seu passe está liberado, pagando meia entrada. E te dando o direito de pagar várias passagens, desde que seja durante duas horas bem lembrado.

Passagens Gratuitas: quem tem direito?

Você sabe quem tem direito a passagens gratuitas? Quem tem direito a gratuidade nas passagens são os alunos da rede pública municipal, estadual e federal. Entretanto, alguns estudantes de instituições privadas também podem ser beneficiados com passagens gratuitas, desde que sejam contemplados por programas do governo, como PROUNI, FIES e Escola da Família. Outra informação com direitos adquiridos.

Além disso, os rendimentos da família não deve passar de 1,5 salário mínimo por pessoa, e participar do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Como se Cadastrar?

Para se cadastrar é bem simples e gratuito. Você precisará portar o seu CPF
ou RG, um comprovante de endereço e comprovante de matrícula. Na hora do cadastramento será retirado uma fotografia sua, que servirá de identificação.

Dessa forma, por conter seus dados pessoais e foto que o cartão é intransferível.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*