Bolsas Educa Mais Brasil – Como Fazer a Inscrição

No post passado, quando foi falado sobre curso de graduação em Direito, bolsas foram comentadas e, entre elas, a do Educa Mais Brasil.

Hoje, a ideia é destrinchar como conseguir a bolsa por lá e como efetiva-la na faculdade, garantindo o tal desconto durante todo o curso.

Mas, antes de falar sobre o programa, é interessante puxar um aspas para sua finalidade e público-alvo.

A Educa Mais Brasil foi uma iniciativa de ordem privada para criar parcerias com instituições – de todos os níveis de interesse educacional – visando não só facilitar o viés econômico, mas, também incentivar o mercado educacional privado.

Diferente dos programas do Governo (Sisu, Pronatec, etc.), voltados unicamente para determinadas faixas populacionais, a proposta foi de oferecer um serviço que atingisse todas as classes sociais.

Em outras palavras, o programa surgiu cego a todos os parâmetros socioeconômicos, constituindo um diferencial na vida de todos os brasileiros de maneira igualitária.

Para tornar isso possível, foram feitas parcerias entre mais de 30 mil instituições reunidas por todo o território brasileiro.

Apesar de ter se popularizado em uma média recente de 5 anos, o programa já existe há 15 anos e ajuda milhões de brasileiros todos os semestres.

Ficou interessado(a)? Conheça agora o Educa Mais Brasil e veja como conseguir uma bolsa e mante-la até o final do seu curso!

Quem é o Educa Mais Brasil?

O Educa Mais Brasil é um programa com fins lucrativos criado por iniciativa privada.

Trata-se de uma espécie de parceria criada com instituições de ensino privado – do ensino básico ao técnico e superior.

Para ofertar os melhores preços e facilitar o acesso do aluno sem condições de pagar integralmente pelo serviço.

Através dela, o aluno pode escolher a bolsa de maior porcentagem em desconto – que pode variar entre 10% a 70% de acordo com a região.

Para o curso ou rede desejada e mante-la por regime contratual em todo o decorrer da sua estadia na instituição.

Mas, como todo programa, existem regras que precisam ser rigorosamente seguidas:

  1. A primeira e mais importante é não ter vínculo anterior com a instituição de escolha. Ou seja: o vínculo precisa ser novo. Nada de tentar usar a bolsa pra continuar os estudos ou mante-los. É quebra de contrato.
  2. Você precisa estar apto ao curso que deseja fazer. Nada de tentar um curso de graduação quando ainda estiver no ensino fundamental ou médio. e
  3. Em caso de cursos de graduação, é preciso ser aprovado no vestibular.

Felizmente, a lista não é extensa e o protocolo mesmo só se inicia depois da inscrição.

Mas, de modo geral, funciona assim: você escolhe onde quer estudar, faz sua pré-matrícula (e paga a taxa!) e boom! Já começa a estudar com seu desconto (bolsa parcial).

Como faço para me inscrever?

Para se inscrever e aplicar para a bolsa é muito fácil. Não leva mais do que 5 minutos.

Primeiro, você precisa entrar no site oficial do programa. Feito isso, busque no menu superior do lado direito a palavra “Login”.

Clicando nela, como mostrado abaixo, uma janela pop-up abrirá pedindo o número do seu CPF. Comece por aí.

Ao digita-lo, clique na seta para ser redirecionado para preencher um formulário pessoal.

Dados como nome completo, data de nascimento, RG, CPF, endereço, telefone e e-mail para contato serão solicitados.

Ao concluir o cadastro, você receberá um e-mail de confirmação. Nele, um link te redireciona para a página de login no site, onde você entrará apenas com o número do seu CPF.

Agora que você já tem o seu acesso, está na hora de buscar pelo seu curso.

Depois de logado, voltando à página inicial (abaixo), em um menu vertical do lado esquerdo constarão modalidades de escolha para a sua bolsa.

Educa Mais Brasil
Bolsas Educa Mais Brasil – Como Fazer a Inscrição (Foto: Reprodução Educa Mais Brasil)

Você pode pesquisar por faculdade, pós-graduação, escolas, cursos técnicos, redes de idiomas, preparatório para concursos, cursos profissionalizantes, EJA e pré-vestibular ou ENEM.

Ao escolher a opção, não esqueça de selecionar a Cidade e o Estado de interesse, se a pesquisa é por curso ou instituição e o que você deseja estudar.

Feito isso, clique em “buscar” e escolha a bolsa de interesse.

Como selecionar a minha bolsa no Educa Mais Brasil?

Depois que clicar em “buscar”, você terá acesso a uma grande lista de instituições parceiras e a porcentagem das bolsas ofertadas.

A exemplo, fizemos a busca para o curso de Educação Física em Maceió-AL, como mostrado abaixo.

Educa Mais Brasil
Bolsas Educa Mais Brasil – Como Fazer a Inscrição (Foto: Reprodução Educa Mais Brasil)

Serão exibidas informações de modalidade (presencial, semipresencial ou EAD), turno (matutino, vespertino, noturno ou integral), campus (localização da instituição). Porcentagem da bolsa, valor a ser pago e economia total ao escolher essa opção ao longo dos anos.

Para concluir a solicitação, clique em “Escolha esta Bolsa”, revise os dados (como mostrado abaixo), o cadastro, pague pela pré-matrícula e se dirija à unidade para maiores informações.

Bolsas Educa Mais Brasil – Como Fazer a Inscrição (Foto: Reprodução Educa Mais Brasil)

Como efetivo a minha bolsa?

Agora que você já escolheu o curso e pagou pela pré-matrícula (ou taxa de adesão que te isenta da matrícula ou primeira mensalidade do curso escolhido), está na hora de deixar tudo em panos limpos.

Para isso, se sua escolha foi a rede de ensino básica ou do ensino fundamental ou médio, apenas faça sua matrícula normalmente no polo presencial da instituição e leve com você um documento chamado “Carta de Aprovação”.

Com isso, sua bolsa será efetivada e não terá problema algum até o final do ano, que é quando a bolsa expira.

Mas, se você escolheu alguma instituição de ensino superior, terá que passar pela seleção do vestibular e ser aprovado.

Após isso, no ato da matrícula, junto aos documentos solicitados leve também a “Carta de Aprovação”.

No seu caso, a bolsa se manterá durante todo o curso, mesmo que a mensalidade aumente (tenha reajuste anual).

Mas, fica o aviso: a primeira parcela do semestre sempre será integral. Havendo dúvidas, entre em contato com a tesouraria da instituição.

1 comentário a "Bolsas Educa Mais Brasil – Como Fazer a Inscrição"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*