Agendamento da Carteira de Trabalho: Como Fazer?

O agendamento da Carteira de Trabalho se faz necessário na hora da contratação. Mesmo que você seja um profissional excelente, e cheio de indicações, sem a carteira de trabalho você dificilmente conseguirá uma vaga no mercado de trabalho formal.

Diante da atual conjuntura política, social e econômica, conseguir um emprego ficou muito mais difícil. Segundo dados do Instituto Brasil de Geografia e Estatística (IBGE), em seus dados coletados em 2019, 64,8 milhões de brasileiros não exercem nenhuma atividade remunerada. Isso porque o mercado de trabalho exige pessoas academicamente mais capacitadas.

Dessa forma, se faz necessário se profissionalizar, bem como, manter em dia os documentos necessários para a contratação imediata, dentre eles encontram-se os diplomas e a carteira de trabalho. É sobre esse último que daremos enfoque nesse artigo.

Agendamento da Carteira de Trabalho : como fazer?
Agendamento da Carteira de Trabalho : como fazer? 

Você sabe o que é a Carteira de Trabalho? 

A Carteira de Trabalho e Previdência Social nada mais é que um pequeno livro onde ficam registradas todos os seus antecedentes trabalhistas, ou seja, onde e por quanto tempo você trabalho, quanto recebeu, seu período de férias, alterações de cargo, pagamento do FGTS etc.

Dessa maneira, é graças a esse documento que seus direitos trabalhistas são assegurados, tais como seguro desemprego, assistência médica, benefícios previdenciários, dentre outros.

Então, quem pode ter a carteira trabalhista? 

Todos os indivíduos brasileiros que tiverem idade igual ou maior a quatorze anos. Entende-se por brasileiros aqueles natos ou naturalizados. No caso de indivíduos internacionais, a carteira de trabalho é uma específica denominada Carteira de Trabalho para Estrangeiros.

Como fazer o agendamento da Carteira de Trabalho?

O agendamento da Carteira de Trabalho consiste em previamente realizar um cadastro dos seus dados no sistema para a confecção e emissão da sua carteira de trabalho. Esse procedimento é totalmente online, e deve ser realizado tanto para a emissão da primeira como da segunda via do documento.

Passo a Passo :

Sendo assim, no dois casos o procedimento a ser realizado será o seguinte:

  • Acesse o sistema de atendimento de agendamento do MTE (Ministério do Trabalho e emprego) através do site
  • Em seguida, preencha todos os campos solicitados, onde você deverá colocar o estado, município, tipo de atendimento, código de segurança. Em relação ao tipo de atendimento você deve selecionar emissão de carteira de trabalho brasileira. Por fim, clique em prosseguir.
  • Escolha a unidade de agendamento da carteira de trabalho mais próxima de você e clique no ícone ações, onde você deverá selecionar um dia e horário.
  • Por fim, você deverá incluir seu CPF, data de nascimento, telefone de contato, e código de segurança.

E quais são os documentos necessários para o agendamento da carteira de trabalho?

Confira abaixo os documentos necessário .

CTPS para brasileiro nato e naturalizado – 1ª VIA da Carteira de Trabalho

  • Documento oficial de identificação civil que contenha: nome do interessado, data, município e estado de nascimento, filiação, nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão (Ex: Carteira de Identidade e CNH).
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF).
  • Comprovante de residência com CEP.
  • Comprovação obrigatória do estado civil por meio de Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado). Caso seja divorciado, separado ou viúvo, é necessário apresentar a averbação.
  • Foto 3×4 com fundo branco, com ou sem data, colorida e recente, que identifique plenamente o solicitante (no caso de emissão de CTPS manual).

CTPS para brasileiro nato e naturalizado – 2ª VIA da Carteira de Trabalho

Na solicitação de 2ª via nos casos de perda, furto, roubo, continuação, danificação e extravio, são necessários os seguintes documentos:

  • documento oficial de identificação civil que contenha: nome do interessado, data, município e estado de nascimento, filiação, nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão (Ex: Carteira de Identidade e CNH);
  • CPF;
  • comprovante de residência com CEP;
  • comprovação obrigatória do estado civil por meio de Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado). Caso seja divorciado, separado ou viúvo, é necessário apresentar a averbação;
  • documento que comprove o número da via anterior;
  • boletim de ocorrência (nos casos de 2ª via por furto, roubo, perda ou extravio);

Carteira de trabalho extraviada? Marque um novo agendamento

Caso você tenha perdido sua carteira de alguma forma, não se preocupe, você poderá solicitar uma nova via. Basta, primeiramente, você solicitar um boletim de ocorrência, e agendar online um novo atendimento, e por fim, comparecer a uma unidade de Superintendência do Trabalho e Emprego mais próxima de você.

Confira também nosso último texto sobre Salário Família 2020: quem tem direito?

3 comentários a "Agendamento da Carteira de Trabalho: Como Fazer?"

  1. Melissa Pereira Aguiar dos santos | Dezembro 21, 2020 às 1:38 pm | Responder

    Praticidade

  2. Mateus de Sousa Pereira | Janeiro 4, 2021 às 1:42 pm | Responder

    Bom demais

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*