Cadastro Positivo – Descubra Tudo Sobre

O Cadastro Positivo foi uma iniciativa que veio ao ar no início de 2020 para ser consultado por pessoas que tem comércio, bancos ou que prestam serviços na hora em que o consumidor escolher parcelar uma compra ou contratar um empréstimo ou financiamento.

A ideia, antes opcional e oferecida a eles como serviço pago, agora entra em vigor quase que como uma obrigação visando democratizar o mercado de crédito.

As empresas agora têm acesso a seu histórico de inadimplência e são capazes de julgar se é viável ou não oferecer um serviço para você, se limitando a saber se já teve o nome sujo e quando foi isso.

Ainda, elas também têm acesso ao seu escore ou score e informações pertinentes a respeito do seu:

  • Pagamentos feitos pontualmente;
  • Como se comporta com gastos (com cartão, com empréstimos, com financiamentos, contas de consumo e etc);
  • Consulta feitas ao CPF que mostra onde é mais frequente a busca por crédito.

No entanto, ao mesmo tempo em que as empresas têm acesso a essas informações sigilosas, o consumidor também tem a respeito de quem as consulta.

Nos dias atuais, já estão registradas mais de 120 milhões de pessoas de mais de 100 instituições financeiras.

O Cadastro é feito pelas:

  • SPC Brasil;
  • Serasa Experian;
  • Boa Vista SCPC;
  • Quod.

Liberados pelo BC (Banco Central) a reunir os dados dos consumidores e classificá-las.

Mas, você também pode optar por se desligar desse sistema se achar invasivo demais.

Entenda mais sobre o porquê dessa prática ter se popularizado e como isso te afeta financeiramente.

O que é o Cadastro Positivo?

Cadastro Positivo: O que é, Como Funciona
Cadastro Positivo – Descubra Tudo Sobre (Foto: Reprodução Serasa)

O Cadastro Positivo é uma ferramenta de mão dupla que reúne o histórico do consumidor e o restringe a empresas fornecedoras de crédito.

Até ano passado o registro era facultativo, mas, nesse ano, torna-se de caráter obrigatório para todos aqueles com CPF ativo ou em situação regular.

A ideia inicial é a de poder conceder crédito de maneira personalizada aos bons pagadores e proteger as empresas dos inadimplentes.

Seguindo esse raciocínio, aqueles com melhores históricos terão acesso facilitado ao crédito.

No entanto, por outro lado, as negações podem se tornar mais frequentes ou o crédito mais dificultado para pessoas com histórico deficiente, por qualquer que seja o motivo.

Quem tem acesso às minhas informações?

Geralmente, o acesso é fornecido a qualquer empresa ou instituição financeira em contrato com os birôs de crédito autorizados pelo Banco Central.

Cada instituição utiliza seus próprios critérios e, portanto, tem suas próprias formas de delimitar quem merece ou não o crédito.

Mas, de modo geral, quem paga em dia recebe pontos. Quem atrasa, acaba tendo pontos substraídos.

Idade, tempo de trabalho e quantidade de crédito também são fatores levados em consideração, mas, eles não podem simplesmente inserir seus dados no Cadastro Positivo, sem avisar antes.

Pela Resolução do Banco Central, você deve receber um SMS, e-mail ou correspondência com 60 dias de antecedência ao seu registro no Cadastro Positivo.

Caso ainda não tenha recebido, é bem provável que não tenham feito o seu ainda ou ele esteja na fila de espera.

Eu tenho acesso a essas informações também?

Apesar das informações serem controladas por mediadores do Banco Central, você também precisa participar do processo.

É o consumidor quem avalia se as informações contidas estão certas, então, vale a pena buscar por “Cadastro Positivo” em algum das instituições cadastradas no Banco Central (SPC BrasilSerasa ExperianBoa Vista SCPC e Quod).

Feito isso, você será convidado a se cadastrar no sistema informando nome completo, CPF, data de nascimento e o nome completo da mãe.

Alguns podem pedir selfie com um documento de identificação para validação, mas, nada muito invasivo. Depois de configurar sua senha, você tem acesso a tudo que é exposto sobre você.

Que relevância o Cadastro Positivo tem pra mim?

Bancos e empresas poderão consultar informações do Cadastro Positivo
Cadastro Positivo – Descubra Tudo Sobre (Foto: Reprodução SPC Serasa)

Se você é um bom pagador, vai gostar de saber que ele ajuda bastante na hora da obtenção de um crédito emergencial, por exemplo.

Para aqueles no lado “positivo” da balança, manter o Cadastro Positivo é benéfico, principalmente na hora de tirar um carro, comprar um imóvel ou fazer um empréstimo.

Por outro lado, para aqueles que estão enfrentando dificuldades, o Cadastro Positivo pode representar o golpe final.

Sem oportunidade a crédito, algumas empresas podem se aproveitar da situação e induzir juros altíssimos, levando em consideração suas dificuldades.

Por isso, é sempre bom avaliar em qual perfil você se encontra antes de se decidir por manter ou cancelar o seu Cadastro Positivo.

Como faço para sair ou cancelar?

Felizmente, mesmo que o cadastro seja automático, o consumidor ainda pode optar por não estar inserido nele e solicitar pela sua exclusão.

Mas, para isso, você pode acabar enfrentando um processo burocrático de dar dor de cabeça.

O pedido é feito da mesma maneira que o cadastro. Basta entrar no site das empresas e buscar pela opção “cancelamento”.

Depois de protocolado, de verdade, o pedido, a coisa fica mais simples. Sua solicitação pode ser atendida entre dois ou três dias úteis.

Ainda, caso queira mais agilidade no processo, a mesma coisa pode ser feita por telefone. Basta entrar em contato com cada credora pelo número explícito no site oficial.

Caso se arrependa, basta entrar em contato mais uma vez para reativar o seu cadastro.

Faça o primeiro comentário a "Cadastro Positivo – Descubra Tudo Sobre"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*