Site icon

Implante Dentário Pelo SUS – Como Conseguir

O SUS – Sistema único de Saúde oferece ao povo brasileiro diversos serviços gratuitos. Entre esses serviços está incluso o Implante Dentário pelo SUS, por isso veja no post de hoje como Conseguir o seu sem precisar pagar.

Não é novidade que o SUS oferece diversos serviços de saúde, cirurgias e exames gratuitos para população. Mas, para ter acesso a alguns desses serviços nem sempre é tão rápido ou fácil. Afinal, quanto mais caro o serviço, mais concorrido e demorado ele é.

No entanto, vale a pena esperar, principalmente se você não tem convênio e não pode pagar pelo serviço desejado.

Por isso, se você precisa de um dentista gratuito porque não tem condições de pagar, você está no post certo. Vamos falar mais sobre como conseguir fazer o implante de forma gratuita pelo SUS.

Você sabe o que é Implante Dentário?

Bom, o implante dentário é uma prótese fixa para reposição dos dentes. É enxertado um cilindro de titânio, ele é fixado no osso, logo abaixo da gengiva, sua intenção é replicar a raiz do dente original.

O processo leva um tempo, primeiro são necessários exames, depois são colocados as placas de titânio, que é feita por meio de cirurgia. É necessário esperar que a cicatrização aconteça para então colocar as próteses dentárias.

Mas, que pode fazer o Implante?

Acima de tudo, o implante dentário é indicado para quem perdeu os dentes por diversos motivos. Ainda pode ser indicado para quem ainda tem os dentes, mas em condições que precisam ser extraídos.

O implante é indicado para falta de alguns dentes ou na falta de todos eles.

Foto: Reprodução Sul Bahia News

Para fazer o implante você precisa se enquadras nesses pré-requisitos:

Algumas pessoas procuram o implante por fatores estéticos, todavia, nesses casos são indicadas outras técnicas não invasivas e que são indicadas para cada caso.

Quem não pode fazer o Implante dentário?

Como dissemos acima, é necessário estar em condições boas de saúde. Por isso se você tem diabetes, pressão alta, doenças crônicas, anemia ou infecções, para realizar o implante é preciso ter acompanhamento médico, além de tomar as medicações de forma correta.

Mas, existem dois tipos de casos nos quais o procedimento é realmente contraindicado:

Para quem usa medicações de classe dos bifosfonatos, que são usados em casos de doença de Paget, neoplasias malignas e em alguns casos de osteoporose.

As medicações para esses tipos de doença inibem a remodelação óssea, o que impede ou dificulta o processo de cicatrização. Existem estudos e relatos que estão associados a necrose óssea.

Crianças, jovens e adolescentes que ainda não tenham completado o ciclo de crescimento natural. Isso porque se o implante for feito pode sair do lugar no período de cicatrização e crescimento do osso.

Exames necessários para liberação do Implante dentário pelo SUS

Para colocar as próteses é necessário saber como está a gengiva do paciente, por isso os exames: Radiografia Panorâmica, usado para saber a altura do osso e a sua situação; Tomografia Computadorizada, mostra com mais precisão as condições do osso da face, e evita complicações e surpresas no pós operatório odontológico.

Além desses exames específicos é necessário exames complementares para saber mais sobre a saúde geral do paciente.

Valor do Implante em rede particular

Para quem deseja fazer particular, ou pode custear o procedimento, o valor pode chegar até R$16 mil reais.

Mas, você pode conseguir esse serviço gratuito pelo SUS, o programa Saúde Bucal Brasil Sorridente tem em seus serviços inclusos desde 2011 os implantes dentários.

Em primeiro lugar você precisa ter o Cartão do SUS ativo para conseguir o implante ou qualquer outro serviço do SUS.

Todavia não são todas as cidades brasileiras que possuem esse serviço disponível.

Veja outros assuntos sobre os serviços gratuitos para população como Programa Vale Gás.

Foto: Reprodução Ministério da Saúde

Como Conseguir o Implante pelo SUS

Para saber se sua cidade está na lista que possui esse serviço disponível, acesse o Portal Brasil Sorridente.

Todavia o limite para cada paciente é o implante de 6 dentes. Se você necessita de mais dentes, é preciso aguardar um prazo de dois anos para fazer o processo novamente.

Os casos que se classificam como urgência, são os que onde há perda dos dentes da frente, acidentes ou quando a mastigação está muito dificultada. Se a vida e a rotina do paciente esta sendo afetada pela falta da dentição, o caso é configurado como urgência.

Bom, agora que você sabe como fazer a sua solicitação do Implante Dentário pelo SUS, e como consultar se sua cidade tem o serviço disponível para é só dar inicio ao processo.

Exit mobile version